Desde pequeno sou apaixonado por contar histórias. Através da minha convicção infantil, conseguia juntar meus amigos depois do colégio para brincarmos de fazer minisséries com a filmadora caseira do meu pai. Aos 17, essa paixão ganhou voz e me fez sair de Maringá, no interior do Paraná, para morar no Rio de Janeiro. Aqui, me profissionalizei como ator e me tornei cineasta. 

 

A célebre frase de Glauber Rocha “Uma ideia na cabeça e uma câmera na mão” ganhou cada vez mais sentido com o advento da tecnologia. Hoje em dia o acesso aos dispositivos é quase imediato e fazer um filme não parece ser mais tão impossível. Sendo assim, acredito que aliar conhecimentos técnicos a um estilo que seja próprio, bem definido, torna-se necessário para que um produto se destaque e ganhe um caráter único dentro de um mercado em franca expansão.

Os processos multidisciplinares sempre me interessaram pela possibilidade de extrapolar alguns limites pré estabelecidos de cada formato artístico, tanto em estética quanto em significado. Creio que minha abordagem principal seja a articulação do real com a ficção, no sentido de utilizar elementos autobiográficos (em alguns casos me colocando também enquanto ator/performer nos trabalhos) para construir narrativas mais abertas, conduzindo o espectador ao mesmo tempo em que lacunas são deixadas para serem completadas.

 

Ao longo desses anos tive o privilégio de conhecer muita gente talentosa e pude aproveitar as boas oportunidades que tive (aqui ao lado tem um pouco disso tudo), porém sigo constantemente querendo novos encontros. Eu gosto de pessoas, de particularidades e, principalmente, da espontaneidade que pode brotar dos momentos mais improváveis. Capturar uma boa imagem, para mim, vai além da pura estética: é preciso retratar a essência dos acontecimentos.

1/1

PRÊMIOS / FESTIVAIS

"Juntos"

Prêmio IberCulturaViva 2020 - Diversidade

"O Diferente da Coisa"

Melhor Série de Stories RioWebFest 2019

"#bolaprafrente"

Melhor Ficção Festival Cel.U.Cine 2016

"Maquiagem"

Melhor Originalidade Très Court Film Festival 2015

"Sebastião" 

Prêmio Curta Rio 2015

 

"Tá na Hora"

Melhor Curta do Rio (Festival Internacional de Filmes Curtíssimos) 2011

"Um-Fausto"

Espetáculo convidado do FIART 2014 (Festival Internacional de Arte e Tecnlogia) 

© 2020 por Evandro Manchini 

  • Grey Vimeo Icon
  • Grey Facebook Icon